Suportar e Superar
Postagens Ana Lucia Salles
Publicado em 13/03/2024

“Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará.”  Oséias 6:1

 

Há uma frase muito famosa que diz assim “Aquele a quem Deus mais usa é quem Ele mais esmaga”. A princípio parece forte demais, mas acredite é real. Não há como ser usado sem ser provado e aprovado. Para entender o sentido e a seriedade disto, vou lhe explicar o processo de extração do azeite de forma antiga.

 

Lembrando que na bíblia, o azeite era essencial, pois tinha usos culinários, medicinais, limpeza, unção de reis e sacerdotes etc. O azeite também era associado a alegria e a falta dele, a tristeza e humilhação. Por ser tão essencial, entendemos o porque de ser citado com frequência na bíblia até em simbologias como “As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.” Mateus 25:3,4

As azeitonas eram colocadas numa pedra e uma roda passava por cima delas, em várias ocasiões, esse processo não era único, depois desse passo, com uma espécie de “pasta de azeitonas” que se formava, eram colocadas em discos e em seguida eram prensadas para se extrair o azeite.

 

Não conheço ninguém que tenha amadurecido e aprendido sorrindo a vida inteira sem passar por nada. Deus “extrai” o nosso melhor durante as lutas, é nesses momentos que mostramos quem realmente somos ou poderemos ser. É quando descobrimos que nosso limite é maior do que imaginávamos. É fácil? Não. Mas é necessário.

 

Se você tem um chamado então, acredite, o processo de Deus virá.

 

O “esmagar” de Deus a que frase inicial se refere não é matar ou destruir, é te forçar a reagir diante de uma situação. Deus não quer que você fique prostrado, Ele quer que você lute! Ele nos capacitou para isso.

 

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e PERMANECER INABALÁVEIS, DEPOIS DE TEREM FEITO TUDO.” Efésios 6:13

 

No mundo espiritual, não há “neutro”. Ou você combate ou você é combatido. Não há como terceirizar essa batalha, é você quem precisa enfrentar. A armadura citada em Efésios 6, é para que você ao sofrer ataques, não seja destruído e tenha como lutar.

 

A maneira como você se comporta no vale, no tempo de dificuldade é o que determina como você sairá de lá. Imagine o seguinte, você está andando num labirinto e se depara com uma parede, encostado a essa parede há algumas ferramentas. Ou você se senta no chão e começa a chorar, se lamentar, se vitimizar ou reage.  Pega as ferramentas, mesmo cansado, sem forças e luta!

 

Esse é o desafio, fazer algo mesmo sem sentir. “Ah, mas parece que Deus está distante de mim”, não está. Esse sentimento de abandono é o que te faz querer desistir, lute contra isso, porque Deus sempre estará com você. Mesmo enfrentando um gigante como Davi, preso como José, ou cativo como Daniel.

 

Algo que eu sempre disse aqui é que a vida não é uma linha reta, não é previsível. Passamos sim, por vales, tempos difíceis, por ventos impetuosos e violentas tempestades. Não passar por nada disso seria como esperar que não haja mudança de estações, e que sempre será a sua estação favorita do ano (verão o ano inteiro, outono o ano inteiro).

 

Você está preparado para os dias difíceis? Sua fé resiste ao tempo de “prensa”? Ou você desiste ao menor sinal de dor?

 

A dor é momentânea, vai passar. Ficarão apenas as cicatrizes, como marcas de uma guerra vencida e de lições aprendidas.

 

Suportar o processo não é fácil, é não ceder mediante a pressão, é aguentar firme, mesmo querendo se entregar diante da luta. Enquanto você suporta, você aprende. Ninguém pode ajudar outras pessoas a saírem de um deserto, sem já ter passado por ele, sem conhecer o caminho.

 

“Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso. Pois ele fere, mas dela vem tratar; ele machuca, mas suas mãos também curam.” Jó 5:17,18

 

Não há chamado que não seja provado. Davi não saiu de uma vida confortável direto para o trono. Ele enfrentou um leão, um urso e um gigante antes de se tornar rei, além é claro, da resistência e desprezo de sua própria família. E depois também sua vida não foi fácil.

 

Por isso não pense que você não passará por nada. Fortaleça sua fé, se mantenha em Cristo.

 

Não sejamos imaturos e rebeldes espiritualmente.

 

A vida de um cristão deve ser em constante jejum e oração, busca e aprendizado. Ore, profetize, fortaleça o seu espírito.

 

O que nos faz suportar e superar os dias maus, é nossa comunhão com Deus. Ter relacionamento com Deus é o que faz a diferença entre desistir e resistir. Quando você supera o que aconteceu, quer dizer que você se tornou superior ao problema, aquilo não lhe afeta mais, você venceu.

 

A ostra leva em média três anos para produzir uma pérola, e na verdade, a pérola é o resultado da dor causada no interior da ostra. Um pequeno grão de areia que entre, causa um ferimento nela, e com isso ela vai produzindo pérolas. De um processo que lhe causa dor, ela suporta gerando algo belo. Aquela pequena pérola é como um troféu de superação.

 

Que o seu momentâneo e doloroso processo, também lhe faça gerar beleza e lhe torne ainda mais forte e com coração quebrantado, fazendo-o um instrumento perfeito nas mãos Deus.

 

“Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.” João 16:22

 

No Amor de Cristo

 

Ana Lucia Salles

 

 

Comentários